Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

SANEAMENTO

Novo poço irá beneficiar 20 mil pessoas em Outeiro

segunda-feira, 30/03/2020, 07:40 - Atualizado em 30/03/2020, 08:36 - Autor: Redação


Helder já entregou três sistemas de abastecimento novos na última semana
Helder já entregou três sistemas de abastecimento novos na última semana | Bruno Cecim/Agência Pará

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), entregou neste sábado (28) o novo poço que passa a abastecer o bairro Água Boa, no distrito de Outeiro, em Belém. A estrutura, com 252 metros de profundidade, juntamente com as novas instalações do setor de abastecimento da área, vai beneficiar mais de 22 mil moradores.

Estiveram presentes ao ato de entrega da obra o governador do Estado, Helder Barbalho; o vice-governador Lúcio Vale, o deputado federal José Priante, representantes de lideranças comunitárias e funcionários da Cosanpa. “Nós precisamos garantir à população o acesso à água de qualidade, principalmente para consumo e higiene, fundamental neste momento que estamos vivendo”, declarou. “Isso é uma questão de respeito às pessoas, representa conquista de direitos. A Cosanpa está sendo recuperada para servir à população e realizar sua missão, que é garantir um serviço essencial aos paraenses: o abastecimento de água”.

Em agosto de 2018, a população da área ficou completamente sem água. Em janeiro de 2019, quando a nova gestão da Cosanpa assumiu, foram tomadas as primeiras providências para solucionar o problema. De modo emergencial, enquanto o novo poço era perfurado, foram instalados reservatórios em diferentes pontos para que os moradores tivessem acesso à água. A ideia inicial era recuperar o poço existente, construído no ano 2000, mas, após análises técnicas, foi detectado que o sistema não teria mais capacidade para atender a demanda atual da população.

Por este motivo, um novo projeto foi elaborado para perfuração do novo poço e, em agosto de 2019, as obras começaram. “Além do poço, tivemos que instalar novas bombas, recuperar a elevatória e a área do sistema que estava abandonada. Agora a população do bairro pode contar com água de qualidade”, informou o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis.

OUTROS

O governador Helder Barbalho participou do ato de entrega de outros dois sistemas de abastecimento de água nesta última semana: a 1ª etapa do Complexo Bolonha, em Belém, e a ampliação do sistema Beija-Flor, em Marituba. “Precisamos melhorar a gestão para diminuir perdas no fornecimento e garantir que o sistema possa ser eficiente e a água chegue às torneiras, aos lares das pessoas”, finalizou o governador.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS