Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
28°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

PANDEMIA

Covid-19: Seap promove desinfecção nas 48 casas penais do Pará

domingo, 29/03/2020, 14:57 - Atualizado em 29/03/2020, 14:57 - Autor: Agência Pará


| Akira Onuma / Ascom Susipe

Higiene é a principal forma de combate ao contágio do novo coronavírus, por isso o Governo do Estado realizou um mutirão de limpeza e desinfecção das unidades prisionais mantidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação foi levada ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel, Complexo Penitenciário de Marituba e demais unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado.

As 48 unidades prisionais do Pará já fazem rotineiramente a limpeza interna e, a partir de agora, farão também a desinfecção diária. A ação, denominada "Varrendo juntos a covid-19", contou com o trabalho de 1,2 mil custodiados em todo o Pará. Durante o mutirão os detentos usaram equipamento de proteção individual, conforme orientações dos Ministérios da Saúde e da Justiça. 

Akira Onuma / Ascom Susipe
 

Somente no Complexo Penitenciário de Santa Izabel 300 pessoas privadas de liberdade foram mobilizadas nesse trabalho. A Seap, informou que o grupo responsável pela limpeza é formado por internos capacitados, que utilizam todos os equipamentos de segurança e que já trabalham externamente.

Carros-pipas foram trazidos para lavagem das ruas ao redor do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na vila de Americano, assim como na lavagem das caixas d'água e pinturas de meio fio. A DLPI adquiriu 930 quilos de cal, que foram espalhados no entorno do complexo. Para obter melhores resultados nos procedimentos foram utilizados saneantes registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante a qualidade do produto e a ausência de risco à saúde. 

Akira Onuma / Ascom Susipe
 

A ação, assim como diversas medidas que estão sendo tomadas pelo governo, contemplam o Plano de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido pela Seap, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). De acordo com Sandra Costa, diretora de Assistência Biopsicossocial, a ação de hoje reforça todos os cuidados que já vêm sendo tomados no sentido de assegurar que não haja contaminação por coronavírus entre a população carcerária do Estado. 

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, ressalta que a Seap já havia adotado a limpeza das casas penais no protocolo de segurança do órgão mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS